quinta-feira, 1 de abril de 2010

Inflação, taxa de juros e política monetária.

No post de hoje vou transcrever minha resposta num tópico aberto no blog do Paul Krugman

Toldos,

“Caro Paul, sei que é bastante ousadia, mas poderia me dar uma opinião? Quais as armas, exceto elevação dos juros, que um governo tem para combater a elevação de preços.”

Caro Toldos,

Não sou o Krugman mas acredito que posso te ajudar na sua pergunta. O governo possui outras ferramentas que podem ser utilizadas para combater a inflação (inflação de demanda), a mais utilizada e óbvia são as ferramentas de política monetária, como a alta dos juros, entretanto, ao diagnosticarmos uma inflação de demanda que se caracteriza por um aquecimento da economia maior que seu crescimento potencial gerando com isso pressão nos preços o governo poderia adotar uma política fiscal contracionista que consiste na elevação da carga tributária ou redução de gastos do governo, o que causaria um efeito na demanda agregada semelhante ao observado no aumento dos juros.
http://walterforte.blogspot.com/

Toldos
“Caros Marcel e Walter. Gostei de suas intervenções, foram bastante instrutivas quanto ao aspecto macro-econômico. Mas quanto aos aspectos micro-econômicos?  Poderiam comentar?”

Caro Toldos,

A inflação é um fenômeno macroeconômico e deve ser compreendida como tal, entretanto , vou tentar responder sua indagação sob um aspecto microeconômico analisando a oferta e demanda por capital na economia.

Podemos compreender a taxa de juros em uma economia como o custo de retenção do capital (custo de oportunidade), ou seja, quanto maior a taxa de juros mais caro fica a retenção desse capital para consumo e investimento, portanto, os agentes econômicos postergam suas decisões de investimentos e consumo adquirindo títulos públicos que se tornaram mais atrativos com a alta nos juros.

Com um menor consumo e menor investimento ocorre uma contração na demanda agregada que corresponde ao somatório de tudo que é consumido pelas famílias, pelo governo, investido pelas empresas mais o saldo líquido da balança de transações correntes, o que pode ser resumido pela seguinte equação: DA=C+I+G+X-M, onde,

DA – Demanda Agregada
C – Consumo
I – Investimento
G – Gastos do Governo
X – Exportações de Bens e Serviços
M – Importação de Bens e Serviços

A inflação é um fenômeno associado ao superaquecimento da economia, portanto ao diagnosticarmos uma inflação de demanda os formuladores de política econômica devem adotar políticas estabilizadoras que garantam o desaquecimento e portanto um novo ponto de equilíbrio para a economia.
Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Walter Forte
http://walterforte.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chat Finanças e Investimentos