segunda-feira, 26 de abril de 2010

Qual o papel do analista financeiro?

Qual o melhor investimento financeiro para a o atual cenário econômico?

Antes de nos aprofundarmos na questão, é bom lembrar que analista financeiro não tem bola de cristal e não pode prometer uma dada taxa de retorno sobre seus investimentos.

Investidores que procuram respostas genéricas muitas vezes saem frustrados ao não obter uma resposta padrão para sua pergunta.

O investimento ideal varia de pessoa para pessoa e são definidos segundo alguns critérios, como o grau de aversão ao risco, retorno exigido e prazo de resgate do investimento, portanto, um investimento pode ser adequado para alguns e extremamente desaconselhável para outros.

Uma premissa que todo investidor deve estar ciente, é, para se obter retornos acima da média, ele deve se expor a riscos maiores.

O trabalho do analista financeiro passa a ser o de identificar o perfil de risco do cliente e montar uma carteira para se obter o maior retorno possível, dado a exposição de risco estabelecida.

Outra forma de montar uma carteira para o cliente seria a de se definir um determinado objetivo de rentabilidade e com isso estruturar uma carteira de maneira que o cliente se exponha ao menor risco possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chat Finanças e Investimentos