sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fronteira Eficiente

O maior desafio dos Mercados Financeiros e de Capitais é o de combinar a máxima rentabilidade com o menor risco possível. A crescente sofisticação dos mercados globais tem exigido dos investidores a utilização de estratégias que maximizem a rentabilidade das suas carteiras de investimentos, minimizando o risco do portfólio.

O objetivo da aplicação de modelos de otimização de portfólios é proporcionar relações entre risco e retorno mais vantajosas para o investidor.

Em seu artigo “Portfolio Selection”, Harry Markowitz, estruturou as bases da Moderna Teoria de Investimentos. De acordo com sua teoria, os investidores podem determinar todas as carteiras “ótimas”, no sentido risco e retorno, e formar a fronteira eficiente.

O gráfico abaixo mostra uma simulação de Monte Carlo de carteiras com três ativos e seus respectivos riscos e retornos associados. Cada ponto em azul corresponde a uma carteira combinada com proporções diferentes entre esses três ativos. Ao aplicarmos essa teoria ao extremo e montarmos carteiras com ativos ilimitados também obteremos esse resultado.




A fronteira eficiente pode ser definida como o melhor conjunto possível de carteiras dentro da relação risco retorno, ou seja, para cada nível de risco o investidor obtém o maior retorno. A fronteira eficiente é demonstrada graficamente pela parte superior da borda formada por todo o conjunto de combinações de carteiras.




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chat Finanças e Investimentos