sábado, 13 de março de 2010

Impacto do pacote de ajuda para a Grécia sobre seus investimentos

Quais serão os impactos da implantação de um plano de ajuda financeira para a Grécia sobre seus investimentos? Resposta: Nenhum.

Antes que alguns leitores fecham esse post e comecem a achar alguma incoerência em minha resposta baseada nos posts anteriores, deixem-me explicar.

Hoje explanarei um pouco sobre as expectativas do mercado e como estas influenciam os preços dos ativos. Alguns conhecidos de vez em quando me perguntam por que determinada ação esta caindo se ela acabou de anunciar um lucro. A resposta para esta pergunta esta na expectativa que o mercado tinha para aquele ativo, se o investidor esperasse um determinado lucro e esse lucro foi a metade de suas expectativas, o preço desse ativo terá que ser corrigido para baixo diminuindo seu valor de mercado mesmo que essa empresa tenha anunciando um lucro. Da mesma forma, se as expectativas do mercado para um determinado ativo sejam de um determinado prejuízo e ela anuncia um prejuízo substancialmente inferior, o valor desse ativo será corrigido para cima, mesmo a empresa apresentando um prejuízo.

Todos os ajustes de preços decorrentes de um pacote de ajuda para a Grécia já foram precificados, o mercado já incorporou a ajuda no preço dos ativos, portanto, o eventual anúncio deve ter um efeito nulo sobre os mercados, entretanto caso as medidas anunciadas se mostrarem insuficientes poderemos observar uma nova realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chat Finanças e Investimentos