terça-feira, 13 de abril de 2010

Distribuição Normal Padrão


A distribuição normal, também conhecida como Distribuição de Gauss ou Gaussiana, foi desenvolvida pelo matemático francês Abraham de Moivre.

Além de descrever uma série de fenômenos físicos e financeiros, possui grande uso na estatística inferencial. É inteiramente descrita por seus parâmetros de média e desvio padrão, ou seja, conhecendo-se estes consegue-se determinar qualquer probabilidade em uma distribuição Normal.

Um interessante uso da Distribuição Normal no mercado financeiro é realizar inferências estatísticas no intuito de mensurar probabilidades de sucesso e fracasso em investimentos financeiros. Essa importante propriedade provem do Teorema Central do Limite que diz que "toda soma de variáveis aleatórias independentes de média finita e variância limitada é aproximadamente Normal (desde que o número de termos da soma seja suficientemente grande)."

Segue abaixo um Histograma da variação do Ibovespa entre o período de 27/03/2009 a 26/03/10.


Podemos observar com esse histograma que o Ibovespa, bem como praticamente todos os ativos financeiros negociados no mercado, segue uma distribuição Normal Padrão.  
Abaixo mais alguns exemplos de variações empíricas no mercado financeiro.

5 comentários:

  1. Walter, tenho lido seus posts ultimamente... Parabêns!!! São bem facéis de ler e compreender. No mais, gostaria de fazer uma pergunta: Você acha que essa suposta "auto-regulação" do mercado, ela funciona verdadeiramente, ou é apenas teoria conceitual para compreender o que é em si a "economia de mercado"?? Exemplo: Quando o salário mínimo sobe, costumamos sempre visualizar em noticiários diversos que o preço de determinadas coisas subiram também. A partir disso, pode-se compreender que esse aumento conjunto do preço junto ao aumento da renda miníma, é uma forma que o mercado encontra para se auto-equilibrar? Tipo uma proteção para que mantenham-se iguais a demanda e oferta, porque com o aumento da renda passaria-se a consumir menos carnde segunda e aumentaria o consumo da carne de 1° e daí faltaria produto. Então de acordo com sua formação intelectual acerca desse assunto, você acredita na existência aplicada da auto-regulação?


    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adriano,

    Legal que esteja acompanhado, e muito obrigado pelos elogios. Vamos agora a sua pergunta. Acredito no mercado como a melhor forma de regular a economia sim, não estou afirmando que o mercado seja absoluto e que as forças de oferta e demanda sejam sempre a melhor forma de se obter uma maior eficiência alocativa, mas na ausência de um modelo melhor não acredito na intervenção de algum órgão que se diz desinteressado em intervir de maneira imparcial. Sempre existirão forças políticas, sejam elas sindicatos de trabalhadores ou federações patronais, que dependendo do contexto político vigente no debate irão de alguma forma alterar o equilíbrio natural do mercado, assim sendo, prefiro que o mercado, mesmo com suas imperfeições, procure seu ponto de equilíbrio sem intervenções.

    Sobre a sua segunda pergunta estou preparando um post sobre o equilíbrio no mercado de trabalho que acredito que seja interessante para continuarmos o assunto.

    Gostaria de finalizar agradecendo a participação e a sua sugestão para futuros debates.

    Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Fala Walter. Tudo bem?

    Legal esse seu post.

    Colocando em prática essa teoria, já existe uma movimentação bastante consistente aqui no Brasil para o uso de sistemas de backtesting apoiados na distribuição normal. E não é só profissional de mercado não... Pessoas físicas que já partiram para este outro estágio de análise já estão operando no mercado desta maneira.

    Porém, acho interessante você abordar depois sobre a curva com as caudas gordas/grossas, que foi até abordada amplamente no livro do Nassim Taleb, The Black Swan (A lógica do cisne negro), aproveitando que você sempre escreve de uma maneira fácil de compreender. rs

    Grande abraço.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,

    Já fui recomendado a ler o livro do Nassim Taleb mas infelizmente não tive a oportunidade de lê-lo, entretanto, acredito que posso te ajudar na formulação de modelagens de risco utilizando os conceitos de uma Distribuição Normal (Curva de Gauss). A idéia em escrever esse post era exatamente fornecer os conceitos iniciais para uma análise mais aprofundada da construção de modelos de mensuração de risco. Esse final de semana estou preparando um artigo sobre modelos paramétricos de VaR (Value at Risk) e como interpretar seus resultados.

    Caso queira contribuir com alguma informação adicional ou escrever algo sobre o livro do Nassim Taleb, sinta-se a vontade.

    Abraços,

    Walter Forte.’.

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem?
    eu gostaria de saber como posso usar um estogram com base na espresa..........
    exemplos de com usar um estogram simetrico

    ResponderExcluir

Chat Finanças e Investimentos