terça-feira, 2 de março de 2010

Clima do Mercado

Estava conversando hoje via msn com alguns amigos que trabalham em tesourarias e mesas de operações em grandes instituições financeiras sobre o clima de negócios observados pelos mesmos e me chamou a atenção uma analogia feita por um colega:

 

“O mercado financeiro passou por um incêndio devastador em 2008. O FED e os bancos centrais das maiores economias do mundo foram chamados para apagar o fogo, que naquele momento poderia devastar toda a economia mundial, as medidas surtiram efeito e o pior passou, mas, como em qualquer incêndio de grandes proporções, ficam chamas acesas que caso não sejam completamente apagadas podem realimentar o fogo.”

 

As chamas acesas que ainda podem realimentar o fogo foram denominadas de PIGS (trocadilho das inicias de países com graves problemas fiscais na Europa que em inglês significam porcos), são eles Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha que em inglês se escreve com S.

No ápice da crise com a quebra do Lehmam Brothers alguns analistas, entre os quais eu me incluo, anunciaram o fim dos tempos, a década perdida ou qualquer outro nome que nos remeta ao que de pior poderia acontecer.

 

Graças a Deus, eu e vários colegas estávamos errados, acredito que subestimei o poder da descomunal injeção de liquidez no sistema, o que distorceu e acredito que até certo ponto ainda distorce os preços da maioria dos ativos financeiros no mundo.

Aprendi nas minhas aulas de economia e finanças que o valor de um ativo esta diretamente relacionado com as expectativas de crescimento econômico e que crescimento baseado em déficits fiscais ocasionará um menor crescimento no futuro, o que podemos facilmente concluir que o remédio que salvou a paciente hoje pode matá-lo amanha.

 

Concluo o post de hoje ratificando minha posição e expectativas em relação ao mercado financeiro, vou tentar ser o mais direto e objetivo possível. Não recomendo entrar no mercado no atual nível de preço, para quem já esta com posição comprada recomendo fazer um hedge parcial lançando opções de compra, tentem diversificar bem a carteira e evitem correr riscos específicos desnecessários.

 

Walter Forte, 01/03/2010

 

6 comentários:

  1. Gostei muito do post de hoje... é muito bom saber como as pessoas que realmente entendem do assunto pensam, para, então, formar uma opinião.
    Coincidentemente hoje, escutei alguém prestando "consultoria financeira" a uma outra pessoa, aconselhando esta a comprar ações na bolsa, porque este seria um momento maravilhoso.
    Na mesma hora, não achei que aquela informaçã tivesse correta, mas nem pude dizer nada.
    É impressionante a quantidade de pessoas que faz o papel de consultores financeiros diariamente sem nenhuma base, formação ou fundamentação, e mais impressionante ainda é que os aplicadores acabam por confiar nessas pessoas e quando sofrem alguma perda significativa, ficam traumatizados com a bolsa de valores, não entendem que, na verdade, foram mal assessorados e que, confiando os seus investimentos a alguém bem preparado, muitos males podem ser evitados, bem como maiores ganhos auferidos.

    ResponderExcluir
  2. Estava pensando investir mas como não entendo do negócio estou procurando saber mais informação e aprender um pouco antes de entrar no negócio para valer. Como falou a Rebeca acima ouvi falar que essa era uma boa hora de investir na bolsa, mas confesso que não senti nenhuma segurança no que escutei.

    Gostei do tópico acima e gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto. Mas sugiro que seja sempre escrito de forma clara, direta e fácil, dessa forma uma pessoa leiga e que não entendi tanto de mercado financeiro mas que tem interesse em investir e entender possa ler e não se sentir tão "burra"neste assunto.

    Parabéns pela forma que o tópico acima foi desenvolvido e espero ver mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço um hedge parcial lançando opções de compra?

    ResponderExcluir
  4. O blog esta legal mas acho que você deve tentar escrever de uma forma mais clara e para um público mais leigo... enfim gostei mas não sei se é por que nao entendo nada do assunto, espero poder te ajudado.

    ResponderExcluir
  5. O blog esta legal mas acho que você deve tentar escrever de uma forma mais clara e para um público mais leigo... enfim gostei mas não sei se é por que nao entendo nada do assunto, espero poder te ajudado.

    ResponderExcluir
  6. Existem várias maneiras de se estruturar uma operação de Hedge utilizando derivativos, a mais comum e prática delas é você calcular o beta da sua carteira e assumir posições vendidas no Ibovespa Futuro que diminuam o beta da mesma, isso fará diminuir a exposição da sua carteira de ações a volatilidade, uma vez que quando sua carteira tiver variações negativas, sua posição vendida no índice terá um ajuste de margem positivo, compensando totalmente ou parcialmente a variação negativa da carteira. Esse final de semana vou escrever um post com mais detalhes de como deve ser feito esse calculo utilizando exemplos reais com a utilização de mini índices do Ibovespa.

    ResponderExcluir

Chat Finanças e Investimentos