segunda-feira, 26 de abril de 2010
Qual o papel do analista financeiro?
Teoria Moderna de Gestão de Portfólios
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Linha de Mercado de Capitais (Capital Market Line)
terça-feira, 13 de abril de 2010
Distribuição Normal Padrão
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Fronteira Eficiente
Reestruturando o blog
Ao idealizar esse blog, tive como idéia original criar um espaço para discutirmos teorias financeiras e como aplicá-las no dia a dia do mercado. Confesso que não tinha idéia do trabalho que daria escrevê-lo, não que essa tarefa seja árdua, todos que me conhecem sabem da fascinação que tenho pelo assunto, mas não tinha idéia do tempo que precisaria ser despendido para preparar um material de qualidade.
Gostaria de me desculpar pela falta de regularidade que os mesmo são postados, estou trabalhando em outros projetos que estão me tomando todo tempo que tenho, entretanto, a cada postagem e a cada feedback recebido tenho mais satisfação em levar esse projeto adiante.
No decorrer deste mês divulgarei um cronograma com os dias que postarei algum material novo. As postagens serão divididas por categorias, serão elas: Clima do mercado, onde irei comentar minhas expectativas sobre o mercado; Dia-a-dia do mercado, onde comentarei sobre os acontecimentos que impactaram as negociações; e uma outra categoria, onde debateremos teorias econômicas e financeiras, sendo essa última uma categoria mais técnica e voltada para profissionais do mercado.
Espero que essa nova formatação agrade a todos e que possa contribuir para nossas discussões.
Abraços a todos.
Walter Forte.’.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Inflação, taxa de juros e política monetária.
Não sou o Krugman mas acredito que posso te ajudar na sua pergunta. O governo possui outras ferramentas que podem ser utilizadas para combater a inflação (inflação de demanda), a mais utilizada e óbvia são as ferramentas de política monetária, como a alta dos juros, entretanto, ao diagnosticarmos uma inflação de demanda que se caracteriza por um aquecimento da economia maior que seu crescimento potencial gerando com isso pressão nos preços o governo poderia adotar uma política fiscal contracionista que consiste na elevação da carga tributária ou redução de gastos do governo, o que causaria um efeito na demanda agregada semelhante ao observado no aumento dos juros.