terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Resumo do Mercado


Os negócios no mercado foram marcados hoje por uma possível ajuda da comunidade européia aos países da zona do Euro com sérios problemas fiscais, essa melhora no mercado de dívidas com a possibilidade de socorro abriu espaço para uma alta nas principais bolsas de valores do mundo, a Bovespa fechou aos 64.718,17 subindo 2,48%, o dólar comercial fechou a R$ 1,845, com baixa de 1,44%.


 

Seria esse um sinal para as bolsas retomarem a tendência de alta? Continuo acreditando que não existem medidas mágicas na economia, parafraseando Miltom Friedmam "Não existe almoço grátis". Qualquer medida no intuito de manter o nível de produto nesse patamar terá sérias conseqüências no futuro, a pergunta passa a ser agora quem pagará essa conta?


 

Dinâmica para os próximos dias.

As bolsas devem recuperar parte das perdas das ultimas semanas, entretanto, o mercado continuará bastante volátil, sinais que todos conhecem podem virar pretexto para novas realizações.


 

 Walter Forte

2 comentários:

  1. Walter,
    estou com um capital para investir e não sei bem ao certo se é o momento ideal para aplicar na bolsa. Sempre que vejo algum comentário no sentido de queo mercado esta "volátil" fico na dúvida, dado meu perfil pouco agressivo nos investimentos, se é ou não um bom momento.
    Diante dos fatos que acabou de narrar e sabendo do meu perfil, que tipo de investimento vc me indicaria nesse momento?

    ResponderExcluir
  2. Volatilidade é um conceito usualmente utilizado no mercado para definir o risco de um investimento. A volatilidade é a incerteza em relação aos resultados que se quer obter em um investimento, ou seja, quanto maior a volatilidade maior serão as incertezas de realização de seus investimentos.
    Dado o seu perfil conservador, acredito que aplicações no mercado de renda variável não seriam adequadas aos seus objetivos financeiros, entretanto, é sempre bom lembrar que investimentos mais arriscados oferecem maiores oportunidades de retorno.
    O retorno de um investimento livre de risco hoje no mercado esta em torno 8,75% a.a (Taxa Selic) o que pode ser obtida com um investimento em um CDB de algum banco de primeira linha que pague 100% da taxa CDI. Caso esse retorno não atenda as suas necessidades você terá que se expor a algum risco montando uma carteira que inclua um percentual em renda fixa com um percentual em renda variável
    Essa relação entre os pesos para compor sua carteira final pode ser resumida da seguinte maneira, quanto maior o retorno almejado maior deve ser o percentual da sua carteira composto por ativos de renda variável.

    ResponderExcluir

Chat Finanças e Investimentos